Pular para o conteúdo principal

Postagens

Exercícios resolvidos em Linguagem Python - para iniciantes

Esta lista de exercícios resolvidos é um manual para ajudar todo aluno iniciante e não só, a adquirir e aprimorar as habilidades necessárias para se trabalhar com Python, de forma rápida e consistente. Estude e desfrute do conteúdo. 1º Exercício      Faça um programa que informe a versão do Python que você está utilizando Solução import sys print ( "Versão do Python" ) print (sys.version) print ( "Informação da versão instalada" ) print (sys.version_info) Atenção :     -  O módulo sys fornece funções e variáveis usadas para manipular diferentes partes do ambiente de tempo de execução do Python;     - Pra quem ainda não está familiarizado com a linguagem, um módulo  é um arquivo contendo definições e comandos em Python para serem usados em outros programas. 2º Exercício      Faça um programa em linguagem Python que converta metros para centímetros. Solução print ( ' \t ----Conversão de medida---- ' ) metros = int ( input ( 'Informe o valor em metros: 

EXERCÍCIO LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C

Em uma fábrica de móveis, até 50 cadeiras, custa R$45,00 cada. Acima de 50 custa R$40,00. Dado o número de cadeiras, informe o total a ser pago. Solução #include <stdio.h> int main()  { int qtidade; float valor_total; printf( "\n Informe o número de cadeiras que ira comprar: " ); scanf( "%d" ,&qtidade);     if (qtidade>=0 && qtidade<=50)      {        valor_total=qtidade*45;           printf( "O total a pagar = R$%.2f" ,valor_total);        }       if (qtidade>50)         {          valor_total=qtidade*40;          printf( "O total a pagar = R$%.2f" ,valor_total);           } return 0; }

C-EXERCÍCIO RESOLVIDO

Desenvolva um programa que recebe do usuário o placar de um jogo de futebol (os gols de cada  time) e informa se o resultado foi um empate, a vitória do primeiro time ou do segundo time. Código-fonte #include < stdio.h > int   main() {    int  gols_timeA,gols_timeB;   printf( "\n Placar de um jogo de futebol \n" );   printf( "\n Digite os gols do time A: " );   scanf( "%d" ,&gols_timeA);   printf( "\n Informe os gols do time B: " );   scanf( "%d" ,&gols_timeB);    if (gols_timeA==gols_timeB)    {      printf( "\n o resultado foi um empate" );    }    else if (gols_timeA>gols_timeB)       {         printf( "\n O time A venceu com show de Messi" );      } else         printf( "\n O time B venceu com  o frango do Goleiro " ); return  0; } Exercícios sobre o comando if, clique aqui!

ESCREVER UM PROGRAMA EM C

Escrever um programa em C que lê um valor i,inteiro e positivo e 3 valores a, b e c. Se o valor de i é par então calcular e imprimir na tela a média aritmética de a, b e c. Caso contrário, se i>10 então calcular e imprimir na tela a média ponderada de a, b e c. Os pesos dos valores são respectivamente 2, 3 e 4. Solução #include <stdio.h> int main ( ) {   int i;   float a, b, c, media_arit,media_pond;   printf( "Digite um valor inteiro e positivo: " );   scanf( "%d" , &i); /*O programa tem que ler um valor i que seja positivo,ou seja, maior que zero. Por isso, vou colocar um if para mostrar uma mensagem caso o Usuário digite um valor i negativo*/   if (i<=0)     {      printf( " \t\t Ops! \n Insira um valor inteiro e positivo: " );     }   if (i>0)  /*Se o Usuário digitar um valor maior que zero, os comandos abaixo serão executados */     {        printf( "\n Digite o valor de A: " );        scanf( "%f&

CÁLCULO DA POTÊNCIA UTILIZANDO A SOMA

Faça um algoritmo que recebe 2 valores inteiros(base e expoente), positivos e maiores que zero e que calcula a potência desses valores sem utilizar funções e o sinal de multiplicação(*). Solução Nota :  Sabemos que todo número elevado a um expoente zero terá como resultado o número 1.No desafio acima, só é pedido pra receber números positivos e maior que zero por isso, não precisamos se preocupar com isso. #include <stdio.h> #include  <locale.h>  /*Biblioteca onde encontramos a função setlocale */ int main()  { int num1, num2,potencia, valor,linha,coluna; setlocale(LC_ALL,"Portuguese");  /*Função que serve para imprimir a saída de valores com caracteres especiais da língua portuguesa como á,ú,â, etc */ printf( "\n Algoritmo\n" ); printf( "\n Entre com o valor da base:\n" ); scanf( "%d" ,&num1); potencia= num1; valor= num1; printf( "Entre com o valor do expoente:\n" ); scanf( "%d" ,&num2);

FAZER UM PROGRAMA DE CADASTRO DE USUÁRIOS

Fazer um programa de cadastro de usuários, onde deve conter os seguintes campos:  Nome, CPF, Sexo,Telefone, RG, Idade O cadastramento termina quando você determinar ao sistema. O programa deve conter no mínimo cadastro e buscar e a busca será feita pelo CPF do usuário cadastrado. Solução Obs : este problema foi resolvido fazendo o uso de funções #include < stdio.h > #include < string.h > char nome[120][50];  /*declaramos uma MATRIZ DE STRING , onde 120 é a quantidade de nomes que podemos inserir no sistema e 50 é a quantidade máxima de letras que o nome deve ter*/ int  cpf[120]; int opcao;  /*declaramos as matrizes e vetores como variáveis globais para que sejam acessíveis  por todas as funções que a gente venha a criar no programa*/ char   sexo[120][11] ; char   telefone[120] [17] ; char rg[120] [17] ; int idade[120]; void cadastro(); void pesquisa(); /*criamos o protótipo da função pesquisa*/ int main() { cadastro();  /*estamos chamando

SOMA DE VALORES EM UMA MATRIZ 2x3 EM C

Ler 6 valores em uma matriz de 2 linhas e 3 colunas e depois disto emitir a soma dos valores. Solução #include <stdio.h> int main() {  int mat [2][3];    int soma,a,b; /* a e b são os contadores  */       soma=0;      printf( "Digite os 6 valores" );     for(a=1;a<=2;a++)        {          for(b=1;b<=3;b++)             {               printf( "Elemento matr[%d][%d]= " ,a,b);               scanf( "%d" ,&matr[a][b]);               }          }       for(a=1;a<=2;a++)        {          for(b=1;b<=3;b++)             {                soma =soma+matr[a][b]);               }          }           printf( " Soma = %d  " ,soma);      return 0; } Print do programa já executado

DETERMINANTE DE UMA MATRIZ 3x3

Faça um algoritmo para calcular o determinante de uma Matriz 3x3 em linguagem C e dizer se é possível determinado ou indeterminado. Solução Para construir esse algoritmo precisamos saber que: a) Um sistema é Possível e Determinado se o determinante for diferente de zero; b) Um sistema é Possível e Indeterminado se o determinante for igual a zero; c) Um sistema é Impossível se o determinante principal for igual a zero e o  determinante secundário for diferente de zero. Observe a imagem a seguir para compreender a maneira como foi feito o cálculo: #include <stdio.h> int main() { float a11, a12,a13,a21, a22,a23, a31, a32, a33, det; printf( "Digite os valores de a11 a12 a13 : \n" ); scanf( "%f %f %f" ,&a11,&a12,&a13); printf( "Digite os valores de a21, a22 e a23 :\n" ); scanf( "%f %f %f" ,&a21,&a22,&a23); printf( "Digite os valores de a31, a32 e a33 :\n" ); scanf( "%f %f %f&qu