O comando ALTER TABLE pode ser usado para modificar a estrutura de uma tabela que foi adicionada a um banco de dados. Em outras palavras, após criarmos uma tabela em um banco de dados, podemos alterar sua estrutura com o uso do comando ALTER TABLE.
Como toda modificação que acontece no mundo gera consequências positivas ou dependendo, negativas, no banco de dados não é diferente. Ou seja, antes de realizar uma alteração, pincipalmente no tipo de dados da coluna , é necessário analisar se esta alteração não poderá afetar em perda de informações armazenadas atualmente, pois, dependendo do tipo que será alterado para o campo desejado, torna-se necessário realizar a conversão dos dados para evitar qualquer tipo de perda ou falta de informações.
Por exemplo: Se eu tenho uma coluna que é do tipo FLOAT(ponto flutuante) e armazena um dado(registro) com valor com casa decimal tipo 7,3 e alterar essa coluna para INT, o valor de 7,3 passará a ser um número inteiro, no caso o 7. Isso é uma perda e tanto de informação.
Onde utilizar o comando ALTER TABLE?
O comando ALTER TABLE é utilizado para diversas situações:
1- Utilizado para alterar o tipo de dados da coluna
A sintaxe para alterar o tipo de dados da coluna de uma tabela é a seguinte:
ALTER TABLE nome_da_tabela ALTER COLUMN nome_coluna novo_tipo_de_dados_da_coluna
Exemplo
Eu tenho uma tabela de produtos aqui no banco de dados SQL Server e vou utilizar ela para demonstrar na prática, a maneira como fazemos esse tipo de alteração.
Primeiramente, vou fazer um SELECT * FROM na tabela, para visualizar os dados que ela está armazenando.
SELECT * FROM dbo.vendas
2- Utilizar o ALTER TABLE para adicionar uma nova coluna na tabela
3- Utilizar o ALTER TABLE para indicar uma nova chave primária
Em nossa tabela, se quisermos que a coluna id_produto seja uma chave primária também, podemos fazer:
ALTER TABLE dbo.vendas ADD PRIMARY KEY (id_produto)
Comentários
Postar um comentário