Esta lista de exercícios resolvidos é um manual para ajudar todo aluno iniciante e não só, a adquirir e aprimorar as habilidades necessárias para se trabalhar com Python, de forma rápida e consistente. Estude e desfrute do conteúdo. 1º Exercício Faça um programa que informe a versão do Python que você está utilizando Solução import sys print ( "Versão do Python" ) print (sys.version) print ( "Informação da versão instalada" ) print (sys.version_info) Atenção : - O módulo sys fornece funções e variáveis usadas para manipular diferentes partes do ambiente de tempo de execução do Python; - Pra quem ainda não está familiarizado com a linguagem, um módulo é um arquivo contendo definições e comandos em Python para serem usados em outros programas. 2º Exercício Faça um programa em linguagem Python que converta metros para centímetros. Solução print ( ' \t ----Conversão de medida---- ' ) metros = int ( in...
Como colocar auto incremento no PostgreSQL? - Auto incremento no PostgreSQL
A palavra reservada SERIAL, permite que um determinado número seja gerado automaticamente quando um novo registro é inserido em uma tabela.
Normalmente, usamos o SERIAL no campo de chave primária que a gente gostaria que fosse criado de forma automática, em todas as vezes que um novo registro fosse inserido.
Por padrão, o valor inicial para SERIAL é 1. Esse valor aumenta 1 para cada novo registro inserido.
Imagine em uma escola, quando você for cadastrar o primeiro aluno, ele terá o número de registro igual a 1, o próximo , igual a 2 e assim por diante.
Além disso, a restrição NOT NULL é adicionada automaticamente à coluna, pois ela sempre terá um valor associado.
A seguir, temos um exemplo de uma tabela que possui uma instrução SQL que define a coluna "codigocliente" como um campo de chave primária de incremento automático na tabela " cliente"
CREATE TABLE cliente (
codigocliente serial primary key,
nome char varying(120) not null,
cpf numeric not null ,
endereco char varying(120) not null
);
A coluna codigocliente é a coluna que receberá dados numéricos sequenciais, por conta do emprego da palavra SERIAL.
- Atenção: Quando inserimos um novo registro na tabela " cliente", NÃO precisamos especificar um valor para a coluna "codigocliente" (um valor único será adicionado automaticamente):
insert into cliente(nome,cpf,endereco)
values('Araújo Catumbela', 27908453111,'rua presidente kenedy 16-44');
insert into cliente(nome,cpf,endereco)
values('Moisés Catumbela', 95088888,'rua presidente kenedy 16-44');
Pra gente visualizar os dados inseridos, vamos fazer um select * from, para trazer todos os registros da tabela cliente.
SELECT * FROM cliente;
Após a execução do comando, teremos o resultado, conforme exibido na imagem a seguir:
Você pode notar que os valores sequenciais na coluna codigocliente, foram criados automaticamente.
Outra opção bem interessante, é empregar a cláusula RETURNING no momento de inserir dados(linhas) na tabela, o que vai fazer com que seja retornado o valor gerado na coluna de auto incremento, como no exemplo a seguir:
insert into cliente(nome,cpf,endereco)
values('Jack spetor', 236248888,'rua Joaquim Barbosa 1-40') returning codigocliente;
Assim, você pode visualizar o valor de " codigocliente ", o que pode ser útil no momento de manipular os dados.
Comentários
Postar um comentário