Esta lista de exercícios resolvidos é um manual para ajudar todo aluno iniciante e não só, a adquirir e aprimorar as habilidades necessárias para se trabalhar com Python, de forma rápida e consistente. Estude e desfrute do conteúdo. 1º Exercício Faça um programa que informe a versão do Python que você está utilizando Solução import sys print ( "Versão do Python" ) print (sys.version) print ( "Informação da versão instalada" ) print (sys.version_info) Atenção : - O módulo sys fornece funções e variáveis usadas para manipular diferentes partes do ambiente de tempo de execução do Python; - Pra quem ainda não está familiarizado com a linguagem, um módulo é um arquivo contendo definições e comandos em Python para serem usados em outros programas. 2º Exercício Faça um programa em linguagem Python que converta metros para centímetros. Solução print ( ' \t ----Conversão de medida---- ' ) metros = int ( in...
O que é computação em nuvem (cloud computing)?
A computação em nuvem é uma maneira simples de acessar servidores, armazenamento, bancos de dados e um amplo conjunto de serviços de aplicativos na Internet(“a nuvem”). Como uma plataforma de serviços em nuvem, detém e mantém o hardware para que o usuário acesse os serviços de tecnologia, você não precisa comprar, ter e manter datacenters e servidores físicos.
os principais provedores de serviços de computação em nuvem são:
1 - Amazon Web Services (AWS);
2 - Microsoft Azure;
3- Google Cloud Platform;
4- IBM Cloud (Brasil).
Principais benefícios da computação em nuvem
A computação em nuvem é a oferta de serviços de computação sob demanda(você paga conforme o uso) por meio da internet. É uma tecnologia importante nesse mundo moderno, que trás consigo vários benefícios:
- Agilidade
A nuvem oferece acesso fácil a uma grande variedade de tecnologias para que você possa inovar mais rapidamente e criar praticamente tudo o que puder imaginar. Você pode gerar rapidamente recursos conforme a necessidade, de serviços de infraestrutura, como computação, armazenamento e bancos de dados até Internet das Coisas, machine learning, data lakes, análises de dados e muito mais.
- Confiabilidade
A computação em nuvem facilita e reduz os custos de backup de dados, recuperação de desastre e continuidade dos negócios, já que os dados podem ser espelhados em diversos sites redundantes na rede do provedor em nuvem.
- Desempenho
Os maiores serviços de computação em nuvem são executados em uma rede mundial de datacenters seguros, que são atualizados regularmente com a mais recente geração de hardware de computação rápido e eficiente. Isso oferece diversos benefícios em um único datacenter corporativo, incluindo latência de rede reduzida para aplicativos e mais economia de escalonamento.
- Economia de custo
A computação em nuvem elimina o gasto de capital com a compra de hardware e software, configuração e execução de datacenters locais, incluindo racks de servidores, disponibilidade constante de eletricidade para energia e refrigeração, além de especialistas de TI para o gerenciamento da infraestrutura. Tudo isso contribui para o alto custo da computação. Datacenters locais normalmente exigem pilhas de equipamentos e implementações, tais como configuração de hardware, correção de software e outras tarefas demoradas de gerenciamento da TI. A computação em nuvem remove a necessidade de muitas destas tarefas, para que as equipes de TI possam investir seu tempo na obtenção de suas metas comerciais mais importantes.
- Segurança
Muitos provedores em nuvem oferecem um amplo conjunto de políticas, tecnologias e controles que fortalecem sua postura geral de segurança, ajudando a proteger os dados, os aplicativos e a infraestrutura contra possíveis ameaças.
Tipos de computação em nuvem
Cada tipo de serviço em nuvem e método de implantação fornece níveis diferentes de controle, flexibilidade e gerenciamento. Os três principais tipos de computação em nuvem são infraestrutura como serviço, plataforma como serviço e software como serviço. Cada tipo de computação em nuvem oferece diferentes níveis de controle, flexibilidade e gerenciamento para que você possa selecionar o conjunto certo de serviços para as suas necessidades.
- Infraestrutura como serviço (IaaS)
Com a IaaS, você aluga a infraestrutura de TI, (que inclui servidores e máquinas virtuais, armazenamento, redes e sistemas operacionais), de um provedor de nuvem, com pagamento conforme o uso. A Infraestrutura como serviço fornece o mais alto nível de flexibilidade e de controle de gerenciamento dos seus recursos de TI e é bastante similar a outros com os quais muitos departamentos de TI e desenvolvedores estão familiarizados atualmente
- Plataforma como serviço (PaaS)
Com o PaaS, você não precisa mais gerenciar a infraestrutura subjacente (geralmente, hardware e sistemas operacionais) e pode manter o foco na implantação e no gerenciamento de aplicativos. Dessa forma, você fica mais eficiente, pois não precisa se preocupar com aquisição de recursos, planejamento de capacidade, manutenção de software, correções ou qualquer outro tipo de trabalho genérico repetitivo necessário para a execução dos aplicativos.
- Software como serviço (SaaS)
O SaaS oferece um produto completo, executado e gerenciado pelo provedor de serviços. Na maioria dos casos, quando as pessoas mencionam SaaS, estão falando de aplicativos de usuários finais (como e-mail baseado na web). Com uma oferta de SaaS, você não precisa pensar sobre a manutenção do serviço ou o gerenciamento da infraestrutura subjacente. Você só precisa se preocupar sobre como utilizará esse software específico.
Fonte: https://aws.amazon.com/pt/what-is-cloud-computing/
Comentários
Postar um comentário